8 de dezembro de 2021

Aeroporto de Brasília espera fluxo de 1,3 milhão de pessoas neste fim de ano

Aeroporto de Brasília espera fluxo de 1,3 milhão de pessoas neste fim de ano

O fim de ano promete movimentar o Aeroporto Internacional de Brasília. O fluxo esperado para diferentes período deste mês é de 1,3 milhão de passageiros entre o Natal e o ano-novo, com previsão de 9.637 pousos e decolagens. Para atender a demanda, a Inframerica, concessionária responsável pela administração do terminal aéreo, incluiu 42 voos extras na programação.

A expectativa é de que, neste mês, a aeroporto atinja 85% do movimento pré-pandemia. Em comparação com o mesmo período de 2020, a circulação de pessoas deverá ser 29% maior. De 13 a 17 de dezembro — uma semana antes do Natal — e os dias 27 a 30, que antecedem as comemorações de ano-novo, serão os intervalos com maior fluxo.

Para essas datas, devem passar cerca de 44 mil pessoas por dia pelo aeroporto. Os horários com maior concentração de voos e de maior trânsito de passageiros serão aqueles das 7h às 10h e das 18h às 21h. Devido ao movimento intenso, a Inframerica orienta aos passageiros chegar com duas horas de antecedência, pede respeito ao uso adequado da máscara e que o público não se aglomere nos portões de embarque.

Nesta alta temporada de verão, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Confins (MG), Recife e Salvador são os destinos mais procurados. O aeroporto está com conexão direta para 43 cidades brasileiras e conta com destinos são novos: Foz do Iguaçu (PR), Navegantes (SC), Porto Seguro (BA), Ilhéus (BA) e Jericoacoara (CE).

O movimento internacional também deve aumentar. A expectativa é que ocorram 19 mil embarques e desembarques no mês de dezembro. Além disso, Brasília retomou alguns voos para o exterior, e os passageiros podem ir direto para Lisboa, para o Panamá e para Cancún, no México.

Pandemia

A Inframerica demarcou com adesivos o distanciamento necessário nas filas, nos portões e nas pontes de embarque, bem como no raio-x. A empresa espera que os passageiros colaborem com as instruções de saúde e reforça que a pandemia não acabou. O público que embarcar e desembarcar tem a temperatura aferida por câmeras termográficas e, caso alguém apresente febre, a equipe de vigilância do terminal  aéreo acionará o posto médico.

A limpeza de todo o terminal será reforçada no período, inclusive nos banheiros, que terão placas na entrada com informações sobre a hora em que o espaço passou por higienização. A administradora do terminal reforça que o uso de máscara é obrigatório para todos os passageiros e durante todo o tempo.

Com informações da Inframerica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat