A prova de verificação de aprendizagem do Curso de Formação Profissional foi aplicada presencialmente no domingo (5)
Foi aplicada neste domingo (5) a Prova de Verificação de Aprendizagem do Curso de Formação Profissional. O curso é a terceira fase do concurso público para provimento dos cargos da carreira magistério superior do DF, segundo o edital de convocação publicado pela Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) no Diário Oficial do DF (DODF) em janeiro. O concurso da UnDF segue agora para etapa de avaliação de títulos.
Para o Curso de Formação Profissional, foram convocados os candidatos aprovados na primeira etapa e classificados dentro do número de vagas e cadastro reserva, conforme definido no subitem 15.10 do Edital Normativo (Edital nº 01/2022 – UnDF/REIT). A prova de verificação de aprendizagem, do tipo objetiva de múltipla escolha, continha 50 questões, com cinco alternativas em cada questão, para escolha de uma única resposta correta.
De caráter eliminatório e classificatório, o curso foi ofertado em formato de educação a distância (EaD), sendo disponibilizado via ambiente virtual de aprendizagem, com todas as atividades assíncronas e carga horária estimada de 90 (noventa) horas.
O curso foi estruturado em cinco trilhas de aprendizagem:
→ Trilha 1: Fundamentos de educação superior – 20 horas.
→ Trilha 2: Metodologias de ensino e aprendizagem – 30 horas.
→ Trilha 3: Docência no ensino superior – 20 horas.
→ Trilha 4: Avaliação da aprendizagem – 10 horas.
→ Trilha 5: Legislação nacional e distrital – 10 horas.
Concurso da UnDF
O edital do concurso da UnDF foi lançado no dia 22 de junho de 2022. O certame oferta 350 vagas para provimento imediato e mais 1.050 para cadastro reserva, distribuídas entre os cargos de professor e tutor de educação superior.
O concurso é composto por duas etapas. A primeira delas contou com duas fases: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório. A segunda etapa é composta também por duas fases: curso de formação profissional, de caráter classificatório e eliminatório; e avaliação de títulos, de caráter unicamente classificatório.
Atribuições dos cargos
Professor de educação superior: titular de cargo da carreira magistério superior do Distrito Federal com atribuições específicas de ensino, destacadamente aquelas relativas à construção e à mediação da aprendizagem nas atividades de educação, no desenvolvimento de pesquisas e na promoção de atividades de extensão universitária;
→ Tutor de educação superior: titular de cargo da carreira magistério superior do Distrito Federal com atribuições específicas de educação, voltadas ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, destacadamente aquelas relativas à utilização de metodologias inovadoras que promovam a facilitação do processo de aprendizagem por meio do estímulo à autonomia crescente dos estudantes no processo de construção de conhecimentos e na problematização dos saberes advindos do mundo do trabalho.
*Com informações da UnDF