Operários trabalham na escavação e concretagem das últimas paredes da passagem subterrânea e nas lajes
Uma vez concluída a escavação, começam as etapas de terraplanagem, compactação e concretagem do fundo
Aguardada por mais de 137 mil motoristas que trafegam pela região, a obra do túnel de Taguatinga atingiu 53% de execução. Atualmente, está em andamento a escavação e concretagem das últimas paredes do túnel, além da concretagem das lajes, uma etapa longa e que vai durar mais 100 dias.
Das 1.064 lamelas que formam a parede do túnel, 987 estão concluídas. E, das 28 lajes previstas para serem concretadas, dez foram executadas. Ainda sobre a concretagem, dos 98.682 m3 previstos, 23.275,60m3 estão feitos, o que representa 24% do total.
Já a etapa de escavação alcançou 17% do total de 596.055,48 m3. O aço aplicado na estrutura está 34% executado, dentro dos 7.923.131,98 kg previstos.
R$ 87 milhõesjá foram investidos nas obras do túnel
Assim que essa etapa for concluída, os operários vão concentrar os esforços na escavação dos trechos em que as lajes já estão concluídas. É quando o túnel ganha realmente a cara de túnel. Esse trabalho está previsto para ser iniciado este mês. Quando a escavação estiver concluída, começam a terraplanagem, a compactação e a concretagem do fundo.
Até o momento, o Governo do Distrito Federal já investiu R$ 87 milhões na obra, de um total de R$ 275,7 milhões. O montante representa 38,81% da execução financeira do contrato. A previsão é que o túnel de Taguatinga, uma das maiores obras viárias do país, crie cerca de 2 mil empregos até a sua conclusão.
Visita
Na manhã desta quinta-feira (4), o governador em exercício do Distrito Federal, Paco Britto, acompanhou de perto a obra ao lado dos secretários de Obras, Luciano Carvalho, e de Governo, José Humberto Pires, além do administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade.
Paco Britto destacou a grande obra de mobilidade que vai transformar a cidade de Taguatinga e regiões próximas no chamado Corredor Eixo Oeste, uma grande faixa de 38,7 km que vai ligar o Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto.
“Essa obra é uma das etapas mais importantes do Corredor Eixo Oeste”, afirmou Paco. “Já o boulevard que será construído aqui em cima será um centro de convivência para as pessoas, valorizando ainda mais os imóveis e a região. O túnel pronto será um shopping a céu aberto”. O local vai ganhar quiosques, pista de skate, parque infantil e outros equipamentos de convivência e lazer.
Com 38,7 km de extensão, o Corredor Eixo Oeste – do qual o túnel de Taguatinga faz parte – terá o alargamento de pistas e a construção de faixas exclusivas nas principais vias de ligação do Sol Nascente com o Plano Piloto, como a Avenida Hélio Prates, a Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) e a Estrada Setor Policial Militar (ESPM), que leva ao terminal da Asa Sul.
“Rompemos a barreira da primeira metade da obra e nosso planejamento segue firme para o primeiro semestre de 2022”, disse o secretário de Obras. “O túnel é uma etapa importante do Corredor Eixo Oeste. Ele fica no centro de Taguatinga, um centro pujante e de muito movimento, de comércio nobre, um local de entroncamento muito importante”, destaca Luciano Carvalho.
O administrador de Taguatinga, por sua vez, prevê um crescimento e valorização da região ainda maior: “Assim que for concluída a obra e toda a parte de cima estiver revitalizada, além do aquecimento do mercado imobiliário, teremos um centro de atração turística com tudo o que será feito aqui. Será um ganho enorme para nossa cidade, a capital econômica do DF”