Relatórios produzidos pela equipe de supervisão ambiental apontam que o barulho dos trabalhos estão dentro do padrão legal
O impacto do barulho provocado pelas obras do Corredor Eixo Oeste em andamento está dentro dos limites da norma técnica NBR 10151, criada em 2000. Segundo ela, o ruído ambiente não deve ultrapassar os 65 decibéis durante o dia. No período da noite, o valor aceitável não pode ultrapassar os 55 decibéis.
É o que mostra o relatório produzido pela equipe de monitoramento de ruídos da Subsecretaria de Acompanhamento Ambiental e Políticas de Saneamento da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) após testes realizados na Avenida Hélio Prates, no Setor Policial Sul e no Terminal Asa Sul.
Um decibelímetro, equipamento semelhante a um microfone, é responsável pela medição do som ambiente em quatro pontos diferentes no trecho em obras. Os testes têm cerca de 12 horas de duração, com a medição dos ruídos variando entre cada um dos pontos a cada 25 minutos. O monitoramento é feito mensalmente.
“Muitas vezes os serviços precisam avançar noite adentro, por isso nossa preocupação em controlar os ruídos emitidos pelas máquinas para que moradores e comerciantes das regiões em obras não sejam incomodados por barulho”, afirma o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro. “Se os ruídos emitidos pela obra superarem os limites estabelecidos, adotaremos todas as providências cabíveis para mitigar o problema.”
O subsecretário de Acompanhamento Ambiental e Políticas de Saneamento, Aldo Fernandes, explica: “Fizemos um monitoramento antes do início da movimentação do maquinário para servir de ‘marco zero’ e registrar o que chamamos de ruído de fundo. Com isso definido, constatamos que os níveis já estavam acima do aceitável na região. O trânsito está entre os principais causadores de ruídos. Boa parte do barulho da obra foi abafada pelo tráfego intenso”.
*Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura