27 de julho de 2021

Secretaria de Educação define datas para volta às aulas presenciais

Retorno será escalonado e ocorrerá ao longo do mês de agosto. Também há novidades em relação à vacinação de professores

A Secretaria de Educação definiu datas para a volta às aulas presenciais na rede pública de ensino do Distrito Federal. Os colégios devem voltar a receber professores, funcionários e alunos a partir do dia 2 de agosto, mas as aulas só começam dia 5.

O retorno às atividades presenciais será escalonado. Os dias 2, 3 e 4 serão de atividades pedagógicas e conversas iniciais para readaptar os alunos. No dia 5, retorna a educação infantil. Depois, ensinos fundamentável, médio, educação de jovens (EJA) e adultos e demais tipos de ensino.

Veja as datas:

  • 2, 3 e 4 de agosto: encontro pedagógico;
  • 5 de agosto: educação infantil;
  • 9 de agosto: ensino fundamental (1º ao 5º ano) e 1º segmento da EJA;
  • 16 de agosto: ensino fundamental (6º ao 9º ano) e 2º e 3º segmentos da EJA;
  • 23 de agosto: ensino médio e educação profissional e tecnológica;
  • 30 de agosto: demais atendimentos, como centros interescolares de línguas (CILs), centros de ensino especial.

Recém-empossada, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, pediu aos pais e responsáveis que confiem no plano de retorno do GDF e enviem os alunos para as escolas. “Pedimos às famílias que levem as crianças. Há essa sensibilidade para que as crianças se sintam seguras no ambiente escolar. O Ministério Público está fazendo uma vistoria nas escolas para garantir a segurança sanitária”, disse. Cada escola poderá flexibilizar horários de acordo com a realidade dos alunos daquela instituição.

A secretária disse ainda que “todo estudante com comorbidade será atendido de forma remota, sendo em área rural ou urbana”. Hélvia não deu detalhes se os estudantes de área rural terão material impresso ou receberão algum auxílio para acesso à internet.

Vacinação

A Secretaria confirmou também que os professores que foram vacinados contra a covid-19 com a vacina AstraZeneca até o dia 2 de junho poderão adiantar a segunda dose para a partir de hoje. “Pedimos aos professores para que observem no cartão de vacina se já tem 60 dias da primeira dose”, ressaltou o secretário de Governo, José Humberto Pires.

Os professores também vêm sendo vacinados com o imunizante Janssen, que requer dose única, justamente para acelerar o retorno presencial. A secretária Hélvia Paranaguá disse que a Secretaria de Saúde vai remanejar 2.100 doses desta vacina para docentes que não foram imunizados por alguma razão. “Estamos chamando de repescagem”, explicou Hélvia.

Até o momento, o GDF está vacinando pessoas com 37 anos ou mais. A faixa etária irá ser ampliada para 35 anos ou mais a partir de quinta-feira (29). Não há previsão de vacinação de jovens de 18 anos ou mais sem comorbidades.

Aguarde mais informações

Fonte:Willian Matos e Vítor Mendonça
redacao@grupojbr.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat