A previsão é que até o fim de ano, as pistas em direção ao Plano Piloto e Ceilândia, sejam liberadas. As obras estão bem avançadas.
Por Delmo Menezes
Nesta quinta-feira (25/08), o administrador regional de Taguatinga, Ezequias Pereira da Silva, visitou o Túnel de Taguatinga, que é considerado a maior obra viária urbana do país. O administrador esteve acompanhado de empresários, lideranças comunitárias e técnicos.
A extensão máxima do túnel é de 830 metros de área coberta e 1.060 metros de extensão. Para estruturá-lo, estão sendo aplicados 8 milhões de toneladas de aço e o equivalente em concreto a dois campos de futebol com 10 metros de altura de concretagem.
Depois de concluído, o Túnel de Taguatinga terá 03 pistas de rolamento nos dois sentidos. O túnel 1, chamado de Norte, vai direto para Ceilândia sem interrupção. O túnel 2 chamado de Sul, vem da Ceilândia em direção ao Plano Piloto. Cada túnel terá sinalização horizontal e vertical.
Segundo os dados mais recentes da Secretaria de Obras do DF, o Túnel de Taguatinga atingiu 80% do previsto. A previsão é que até o fim do ano, as pistas em direção ao Plano Piloto, estejam liberadas.
De acordo com o ex-administrador da cidade, bispo Renato Andrade, “o túnel beneficiará não apenas os moradores da cidade, mas também pessoas de várias cidades que transitam pelo centro. Todavia, não é apenas o túnel, o centro de Taguatinga ganhará um Boulevard, uma bela obra de arte bem no coração da cidade, além da requalificação do nosso símbolo que é a praça do Relógio”, pontuou.
Segundo o administrador de Taguatinga, Ezequias Pereira, é importante que as lideranças de nossa cidade acompanhem in loco as obras. “São visitas guiadas pela equipe técnica do Metrô e da Secretaria de Obras que fazemos de 15 em 15 dias. A conclusão da obra vai beneficiar diariamente mais de 1 milhão de pessoas e cerca de 135 mil motoristas que diariamente transitam pelo local. É um sonho aguardado há 30 anos pelos moradores”, ressaltou Ezequias.
O Túnel fará a ligação de um entroncamento rodoviário que interliga o Plano Piloto, Taguatinga, Samambaia e Ceilândia, além de outras cidades satélites.
O BRT que passará pela laje do Túnel de Taguatinga integra o projeto do Corredor Eixo Oeste, composto por 38,7 quilômetros de faixas exclusivas para o transporte público em vias do DF, fazendo a ligação entre o Plano Piloto e o Sol Nascente/Pôr do Sol. Além do Túnel de Taguatinga, fazem parte trechos da Estrada Parque Taguatinga Guará (EPTG), Estrada Parque Setor Policial Militar (ESPM) e Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG).
Fonte:Agenda Capital