25 de maio de 2021

DF adia inclusão de doenças neurológicas no site para cadastramento

Segundo a Secretaria de Saúde, agendamento para essa comorbidade será reaberto de acordo com a chegada de mais doses do Ministério da Saúde

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) havia anunciado, no sábado (22/5), que acrescentaria doenças crônicas neurológicas na lista de cadastramento para comorbidades ainda nessa segunda-feira (24/5). Contudo, a inclusão foi adiada e será efetivada quando chegarem mais doses da vacina contra a Covid-19, encaminhadas pelo Ministério da Saúde, segundo a pasta local.

As doenças neurológicas foram incluídas pelo Ministério da Saúde, na última quinta (20/5), nos grupos prioritários da campanha nacional de imunização contra o novo coronavírus. Em nota enviada no sábado ao Metrópoles, a Secretaria de Saúde informou que disponibilizaria “no site vacina.saude.df.gov.br, a partir de segunda-feira (24/5), a opção de cadastramento para esse grupo”

O agendamento para imunização de pessoas com comorbidades no DF foi suspenso temporariamente na última quinta-feira após o preenchimento de 15 mil vagas. Novas vagas serão abertas em breve, com a chegada de novas doses de vacina.

O agendamento para comorbidades será reaberto de acordo com a chegada de mais doses enviadas pelo Ministério da Saúde”, informou a secretaria.

A inclusão do grupo na lista de comorbidades pelo Ministério da Saúde foi feita com a atualização do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), documento elaborado pela pasta para orientar a população e os gestores locais sobre o andamento da campanha.

Com a medida, portadores de doenças cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, ataque isquêmico transitório e demência vascular), doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, e indivíduos com deficiência neurológica grave, paralisia cerebral, esclerose múltipla, ou condições similares, poderão se vacinar contra a Covid-19 em todo Brasil.

Além da atualização de doenças neurológicas, a pasta também acrescentou a vacina Covid-19 da Pfizer/BioNTech na lista de imunizantes atualmente em uso no Brasil, juntamente com orientações e especificações técnicas.

 

Fonte:metropoles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat