9 de agosto de 2021

Bolsonaro acredita que proposta do voto impresso será derrotada na Câmara

Presidente acusa Barroso de apavorar deputados para que PEC não seja aprovada. Poderes já preveem de fato a derrota

O presidente Jair Bolsonaro falou nesta segunda-feira (9) sobre a proposta de emenda à Constituição que determina a implantação do voto impresso nas eleições de 2022. Bolsonaro acredita que o plenário da Câmara dos Deputados não irá aprovar o texto.

“Vai ser derrotada a proposta”, opinou Bolsonaro, em entrevista à rádio Brado, da Bahia. O presidente disse que a Câmara não aprovará a PEC devido a supostas pressões feitas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.

“O ministro Barroso apavorou alguns parlamentares, e tem parlamentar que deve alguma coisa na Justiça, deve no Supremo, né? O Barroso apavorou. Foi para dentro do Parlamento fazer reuniões com lideranças praticamente exigindo que o Congresso não aprovasse o voto impresso”, acusou Bolsonaro.Na última quinta-feira (5), sessão da comissão especial da Câmara vetou a PEC por 23 a 11. No entanto, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que levará a proposta a plenário, e a medida deve ser votada na terça (10)

Líderes já pensam em saída

Líderes do Congresso, integrantes do governo e ministros do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já pensam em estratégias para reduzir a tensão entre os Poderes após a análise do voto impresso na Câmara. A expectativa da cúpula do Congresso é que o plenário derrube o texto. Com isso, a missão é frear as críticas de Bolsonaro às urnas eletrônicas.

Presidente e apoiadores mais radicais do bolsonarismo defendem o que chamam de “voto auditável”, embora o sistema atual já passe por nove auditorias. Diante da escalada de tensão da última semana, uma das soluções em negociação é o aumento no número de urnas eletrônicas que seriam submetidas ao teste de integridade, o que seria mais uma prova da lisura do pleito e daria a Bolsonaro narrativa para justificar a apoiadores que a luta pela mudança no modelo teve resultado.

Fonte:jornaldebrasilia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat