Perfil identificado como Henry Walnut usa filtro de personagem de filme infantil e ensina brincadeiras a crianças envolvendo o nome de Satã. Assista aos vídeos
O deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos) enviou ao Ministério Público Federal (MPF), na quarta-feira (17), um pedido de apuração e responsabilização contra um jovem que tem usado as redes sociais TikTok e Instagram de maneira a incitar crianças contra o presidente Jair Bolsnoaro. O perfil é identificado como Henry Walnut.
Nos vídeos, o tiktoker usa um filtro da personagem Elsa, do filme infantil Frozen, e ensina brincadeiras citando o nome de Satã. “Se alguém vier perguntar por que você fez isso, você vai responder: ‘pela glória de Satã, é claro’”, diz um dos vídeos. Em outra postagem, o jovem incita contra Bolsonaro:
“Toda vez que um adulto defender um tal de Bolsonaro, você vai pegar um objeto que esse adulto gosta muito. Pode ser um celular, um notebook… cigarro não. Cigarro você deixa. E [você] ganha se ele [o adulto] nunca mais achar [o objeto]”, afirma o perfil. Assista:
Para Delmasso, os vídeos causam “desconforto, medo, terror” e incitam menores de idade a praticarem crimes. Por isso, o deputado quer que o autor seja responsabilizado na esfera judicial e que os perfis sejam excluídos das redes sociais.
A Polícia Civil (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), tem investigado o caso e considera um conteúdo que faz, sim, apologia a crimes. O caso segue sob apuração.