Até março, Sobradinho II, Ceilândia e Guará contarão com as áreas revitalizadas graças à destinação de recursos do parlamentar, que havia prometido as melhorias
Espaço para lazer e competições locais, os campos sintéticos são prestigiados e disputados em diversas cidades do Distrito Federal. Entretanto, o mau estado de conservação e a falta de assistência, muitas vezes, afastam a comunidade das áreas de uso coletivo. Preocupado com essa realidade, o Vice-Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Deputado Distrital Ricardo Vale (PT), destinou, em 2023, mais de R$ 2 milhões para recuperação de quatro campos sintéticos localizados em Sobradinho II, Ceilândia e Guará.
Os recursos, que vêm de emenda parlamentar, começaram a ser executados ainda em dezembro do ano passado. Este ano, apesar das chuvas, as obras seguem em ritmo intenso e devem ser concluídas até março, gerando expectativa entre os moradores. Em Sobradinho II, a população acompanha cada nova etapa dos trabalhos, como a remoção do piso antigo, vistorias da Novacap e comemora as mudanças. “O campo tinha sido construído com uma tecnologia antiga, não tinha drenagem adequada e, por isso, provocava acidentes, além da situação das grades que enferrujaram e estavam caindo”, lembra Adevagner Bezerra, Presidente da Liga Esportiva de Sobradinho II (Lieso). Ele e os demais moradores veem as mudanças tomando forma. Com o novo projeto, as calçadas ao redor serão trocadas e haverá a implementação de paisagismo adequado para que o entorno do campo seja um lugar atrativo para todos.
Além do Campo de Esporte de Sobradinho II, o Campo Sintético da Guariroba, na 24/26 da Ceilândia Sul, e o campo da QE 42, no Guará, passarão pela troca da cobertura do piso, reparos nos alambrados e melhorias no entorno das áreas. A expectativa é de melhoria para milhares de famílias nas cidades.
Para Edi Carlos Monteiro dos Santos, diretor-presidente do projeto Escolinha de Futebol Bom de Bola, a reforma do Guará vai atender não apenas a comunidade de quadra, como da QE 44, 46 e 48. “Tenho um projeto social, uma escolinha de futebol, e quando a quadra estava em boas condições, as crianças usavam. Assim que a reforma for concluída, voltaremos ao espaço para que elas possam praticar o que mais gostam: futebol. A comunidade necessitava há tempo desse investimento, porque o campo estava abandonado”, explicou.
Em Ceilândia, cada nova etapa das obras é comemorada. O professor Ronaldo Aranha, responsável por uma escolinha de futebol da região, faz questão de ver os trabalhos de perto. “As obras estão bem adiantadas e esperamos que ele esteja pronto até o fim de fevereiro. Temos escolinhas que usam o espaço e a própria comunidade, nos fins de semana, organiza as peladas. E graças a Deus e ao Deputado Ricardo Vale, teremos essa reforma”, comemora.
A escolha dos campos para reforma levou em consideração a importância para as comunidades, como a realização de atividades recreativas e esportivas com crianças, jovens e adultos, e as reivindicações apresentadas para o Gabinete 13.
Fotos: divulgação
Comunicação Ricardo Vale (PT)