27 de fevereiro de 2024

Defesa de Bolsonaro pede que STF julgue impedimento de Moraes em ação

Advogados levaram pedido ao ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, que rejeitou solicitação inicial

Essa é a segunda vez que a defesa de Bolsonaro tenta retirar o magistrado do processo -  (crédito: Carlos Moura/SCO/STF e Alan Santos/PR)
Essa é a segunda vez que a defesa de Bolsonaro tenta retirar o magistrado do processo – (crédito: Carlos Moura/SCO/STF e Alan Santos/PR)

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou um recurso nesta quinta-feira (27/2) solicitando que o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgue o pedido de impedimento do ministro Alexandre de Moraes no caso da suposta trama golpista em que o ex-chefe do Planalto está envolvido.

Essa é a segunda vez que a defesa tenta retirar o magistrado do processo. Em 20 de janeiro, o ministro Luís Roberto Barroso rejeitou 192 pedidos de suspeição formulados por investigados no Supremo — um deles, inclusive, dos advogados de Bolsonaro. Eles argumentaram que a imparcialidade de Moraes estaria comprometida pelo seu envolvimento nas investigações.

A suspeição é quando um juiz é impossibilitado de julgar um processo por ter vínculo subjetivo (relacionamento) com alguma das partes. O impedimento se caracteriza quando há relação do juiz com a ação.

Agora, caberá a Barroso, novamente, decidir se dá prosseguimento a ação. Ao negar o primeiro pedido, o presidente do STF afirmou que “não houve clara demonstração” de razão legal. Ele apontou que os fatos narrados “não caracterizam, minimamente, as situações legais que impossibilita o exercício da jurisdição pela autoridade arguida”.

Fonte:correiobraziliense

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat