A poética de Fabíola Fabrícia nasce a partir da boa expressão de sua experiência de vida no cotidiano, como educadora e ativa cidadã.
É uma professora reconhecida, trabalha de forma interdisciplinar com a transposição de linguagem, influência do universo das letras e interação permanente com as diversas linguagens artísticas.
Todas essas características resultam nos seus versos como poemas-crônicas que brotam de um pensamento bem formado em leituras dos grandes mestres da literatura e de um profundo conhecimento da música e das artes visuais e que constrói dentro da sua poesia um estilo próprio, criativo, divertido e inteligente.
Fabíola Fabrícia tem formação em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas e Pós-graduada em docência do Ensino Superior. Publicou: “Escritos Morgados” (2017); “Reflexões Poéticas” c/ Antonio Lima Martins (2018); “Poesia, literatura de ideias – Poetry, literature of ideas” (2019) poesia bilíngue português/inglês; “Lili Brownie” (2021); e “Alarido Poíesis” (2023) poesia bilíngue português/espanhol. A autora também tem participações em diversas coletâneas nacionais e internacionais.
Os seus livros foram apresentados em eventos como a Feria Virtual Internacional Del Libro Centro América, Peru, Chile e Argentina. Umas das suas publicações mais recentes foi lançada na 27ª edição da Bienal do livro de São Paulo, na coletânea *Nós da poesia – Vol. 9 * (2024) onde participou com os poemas “A Feira” e “Brasília” e na antologia “Amor em verso e prosa” (2024) com os poemas “O passeio” e “Gris”, que traz um cenário lírico e poético das montanhas da região de Minas Gerais. As duas poesias foram dedicadas ao seu esposo Geraldo Guimarães. Para além das coletâneas já lançadas, o próximo lançamento está previsto para dezembro com a antologia “Versos sem Fronteiras: Poesias em Português e Inglês”. A poeta defende que a vida é a inspiração mais bela e real que podemos ter, pois viver nos permite sentir tudo que existe ao nosso redor.