18 de dezembro de 2024

Livro infantil “Lili Brownie” aborda inclusão e diversidade nas escolas

O ambiente escolar atual é composto por uma enorme variação étnica, cultural, social, religiosa, dentre outras que nos preparam para a pluralidade das características e valores existentes na nossa sociedade.
  A convivência com outras pessoas nos permite interagir com diversas personalidades, porém algumas vezes as relações interpessoais se tornam conflituosas por conta da falta de compatibilidade com o outro. Quando somos inseridos em um determinado grupo é normal que em algum momento haja divergências seja por discordar de um determinado assunto, ou por preferir isso ou aquilo.
Normalmente as escolas trabalham com projetos relacionados à inclusão social para que a comunidade escolar esteja preparada para saber se relacionar, com respeito, às diferenças emocionais, físicas, intelectuais daqueles com que convivemos diariamente.
Diante os conflitos existentes no âmbito escolar, talvez o bullying seja o mais atuante e evidente. O bullying é um termo de origem inglesa que se refere a um conjunto de atos violentos intencionais e repetitivos que tem por finalidade intimidar ou agredir um ou mais pessoas. A prática do bullying pode ser física ou psicológica, e também por meio de tecnologias digitais, como mídias sociais, plataformas de mensagens, jogos on-line e celulares (neste caso chama-se cyberbullying) é caracterizado por um desequilíbrio de poder entre o agressor e a vítima.
Com base nas suas experiências em sala de aula ao longo da sua trajetória docente, a professora e escritora Fabíola Fabrícia, escreveu um livro infantil abordando a temática do bullying e que traz uma mensagem sobre como lidar com as diferenças. O título da obra traz na capa o nome da personagem “Lili Brownie”. O livro, é bilíngue português/inglês, e indicado para crianças acima dos cinco anos, apesar de também possuir atrativos para todas as faixas etárias.  A parte em português é inteiramente ilustrada e colorida, a em inglês reproduz os desenhos apenas com seus contornos, permitindo que os pequenos leitores interajam com o material, deixando o leitor à vontade para criar os visuais que desejarem para cada personagem.
Várias escolas do DF, entre elas a Escola Classe 02 da Cidade Estrutural, trabalharam com o livro “Lili Brownie”. As atividades dos alunos foram expostas no evento Chá Literário. A narrativa do livro da professora Fabíola Fabrícia é aproveitada de várias formas, seja na contação de histórias, testes da psicogênese, leitura guiada, produção de texto, debates em prol da construção do conhecimento prévio das palavras e o contexto do livro em si.
“Lili Brownie” foi escrito com base nas vivências que a própria autora teve em salas de aula durante os seus dezessete anos de docência.” Os alunos sentem muito desconforto devido ao bullying, são coagidos e na maioria das vezes não tem coragem de falar sobre a violência que estão sofrendo. Devemos olhar para essas situações com mais seriedade, afinal vivemos em uma sociedade com muitas diferenças e cabe a nós respeitá-las para que tenhamos relações interpessoais consistentes baseadas nos valores humanos, independente das suas características diferenciadas como fisionomia, raça, idade, religião, maneira de se vestir ou personalidade”, conclui a professora Fabíola Fabrícia.

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