9 de maio de 2025

Alunos da rede pública vivem experiência com atletas profissionais da ginástica artística

Estudantes-atletas dos centros de iniciação desportiva acompanharam treino de alto nível na capital

Estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal acompanharam, nesta quarta-feira (7), o treino de atletas profissionais para a disputa do Troféu Brasil de Ginástica Artística, que será disputado no próximo domingo (11), no Ginásio Nilson Nelson. Alunos e atletas dos centros de iniciação desportiva (CIDs) de Taguatinga e do Guará foram surpreendidos com um passeio que os levaria direto aos atletas profissionais da categoria, como a medalhista olímpica nos Jogos de Paris 2024, Júlia Soares.

Impressionados com a possibilidade de ver de perto grandes ídolos, cerca de 600 estudantes-atletas saíram de vários cantos do DF para acompanhar um dia de treinamento profissional dos competidores da ginástica.

Estudantes-atletas do Centro de Iniciação Desportiva do Guará se emocionaram ao posar junto à atleta da Seleção Brasileira de Ginástica Artística Júlia Soares | Foto: Divulgação/SEEDF 

“Para nós, ver alunos que praticam aula no CID conhecendo grandes nomes do esporte é uma coroação do nosso trabalho. Nós precisamos ter um espelho; e, muitas vezes, esses jovens têm um espelho atrás da tela do celular, pelas redes sociais. Agora, ver ao vivo a coisa acontecendo, de verdade, é muito diferente e inspirador”, ressaltou a gerente de Desportos da Secretaria de  Educação (SEEDF), Iara Neves.

A coordenadora da regional de ensino do Guará, Karine Rodrigues, lembrou: “A primeira surpresa para as estudantes foi quando chegaram ao ginásio e viram as atletas treinando, interagindo com elas. A segunda surpresa é a revitalização do espaço físico do Centro de Iniciação Desportiva do Guará. Além dos aparelhos esportivos, estamos providenciando mais materiais também”.

Emoção

Mariana Bezerra, Mariana Guimarães e Maísa Cândido ficaram encantadas ao ver as ídolas de perto | Foto: Felipe de Noronha/SEEDF

Durante o treinamento das atletas profissionais, a medalhista olímpica Júlia Soares interagiu com os estudantes, tirou fotos, recebeu cartinhas e agradeceu a presença de todos os alunos da rede pública. Uma delas é a Maísa Cândido, de 13 anos, estudante do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 08 do Guará e atleta apaixonada por ginástica artística.

Emocionada, a estudante contou que treina há cerca de um ano e meio, três vezes na semana. “O que me incentivou de verdade foi a minha prima; ela começou a fazer ginástica rítmica, aí eu comecei a pesquisar e sempre gostei muito de competir, então eu vi a ginástica artística e me apaixonei”, afirmou Maísa. “Meu maior sonho é participar das Olimpíadas”.

Outra unidade escolar prestigiada no evento e com bastante estudantes-atletas na modalidade foi a Escola Classe (EC) 01 de Taguatinga, que se juntou ao atleta Leonardo Souza, ex-integrante da Seleção Brasileira Masculina de Ginástica Artística. Ele também treinou no CID da escola e é uma inspiração para os estudantes até hoje.

 

Os estudantes da EC 01 de Taguatinga celebram o momento junto com o atleta Leonardo Souza | Foto: Ricardo Costa/SEEDF

Como funciona o Centro de Iniciação Desportiva?

O programa do Centro de Iniciação Desportiva (CID) é voltado para a democratização da prática esportiva, especialmente para estudantes matriculados na rede pública de ensino do Distrito Federal, oferecendo turmas de iniciação e aperfeiçoamento em diversas modalidades, como atletismo, basquete, badminton, capoeira, ginásticas, handebol, judô, luta olímpica e natação, entre outras, além de envolver os estudantes em festivais, torneios e competições.

Apesar de o programa ser voltado prioritariamente para alunos da rede pública de ensino, há a possibilidade de atender estudantes da comunidade fora da rede pública, desde que essa demanda seja antecipadamente encaminhada e autorizada pelos setores de nível regional e central da secretaria. Os centros de treinamento estão localizados em Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga.

A participação é gratuita, não havendo custos associados para os estudantes que desejam se inscrever e participar das atividades. Dessa forma, é possível garantir que todos os estudantes, independentemente da condição socioeconômica, tenham acesso às práticas esportivas e à participação em competições. Isso inclui a oferta de atendimento especializado para estudantes com deficiência também, assegurando que todos possam participar integralmente das atividades desenvolvidas pela SEEDF.

Professores gabaritados

Com o intuito de proporcionar acesso à prática esportiva e à participação em competições, o CID identifica e incentiva talentos esportivos entre os estudantes. Mais do que isso, o programa descobre talentos entre os treinadores também. “Nós temos professores extremamente gabaritados, que são árbitros internacionais na modalidade que eles dão aula, temos também professores que são treinadores de equipes paralímpicas. Nosso corpo técnico é excelente”, ressalta a gerente de Desportos da SEEDF.

 

O treinador, Bruno Ângelo Silva, professor da secretaria há mais de 25 anos, acredita no potencial das jovens atletas e as incentiva: “No caso de ginástica artística, introduzir para elas a prática da atividade física é muito importante; e, a partir do momentoem que a gente vê que a criança tem condições de alçar voos mais altos, a gente consegue encaminhar para algumas academias de Brasília equipes que têm condições de fornecer para elas um apoio maior”.

*Com informações da Secretaria de Educação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat