GDF investe R$ 2,5 milhões em rede de captação da água da chuva em área de risco de Arniqueira

Intervenção conduzida pela Novacap já tem 400 metros concluídos e vai reduzir riscos de alagamentos na região

Antes conhecida pelos transtornos causados pelas chuvas, a Avenida do Mirante, em Arniqueira, passa por uma transformação. Com investimento de R$ 2,5 milhões, o Governo do Distrito Federal (GDF) avança na construção de uma galeria pluvial de 600 metros, para dar fim às fortes enxurradas que desciam das áreas mais altas. Até a primeira semana deste mês, já foram instalados quase 400 metros de dutos.

A descida do Mirante foi priorizada por concentrar grande volume de águas vindas das partes altas do Areal e dos conjuntos 5 e 6 de Arniqueira | Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília

A construção é coordenada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), que mapeou os pontos críticos para receber intervenções emergenciais de drenagem. Segundo os técnicos, a descida do Mirante foi priorizada por concentrar grande volume de águas vindas das partes altas do Areal e dos conjuntos 5 e 6 de Arniqueira.

A região, uma das mais altas de Arniqueira, era historicamente afetada pelas chuvas. Em 2024, as chuvas arrancaram o asfalto, abriram crateras e atingiram casas, provocando prejuízos e risco à segurança. De acordo com a Novacap, os resultados obtidos até aqui já diminuem o volume de enxurradas.

“Cada metro de galeria construído no Mirante é um metro a menos de preocupação para quem vive em Arniqueira”

Fernando Leite, presidente da Novacap

“Cada metro de galeria construído no Mirante é um metro a menos de preocupação para quem vive em Arniqueira”, afirmou o presidente da Novacap, Fernando Leite. “A água das chuvas agora tem caminho certo para seguir. Com 379 metros concluídos, o Mirante deixa de ser um ponto crítico e se transforma em símbolo de avanço e cuidado com Arniqueira.”

 

 

A administradora regional de Arniqueira, Telma Rufino, destaca que a obra vai ser a solução para os problemas de chuvas na região. “Por ser uma cidade com muitos declives, precisávamos de uma estrutura que garantisse segurança. Antes era só barro e enxurrada, agora a comunidade já sente a diferença com os 400 metros concluídos”, comemora a administradora. Ela explica que o trecho executado “é o coração das águas pluviais de Arniqueira”.

Wilza Maria de Brito e Silva: “A gente vê o governo cuidando e sente que tem alguém lembrando da gente”

Moradora de Arniqueira há 21 anos, a professora aposentada Wilza Maria de Brito e Silva lembra que o local era tomado pelo barro e por lixo acumulado antes das intervenções. “Aqui virava um rio quando chovia. A água descia com força, era assustador. Agora a gente vê o governo cuidando e sente que tem alguém lembrando da gente”, conta.

O motorista Valdinar Gama da Silva passa diariamente pela via. “Quando chovia, moto não passava, carro perdia placa, o asfalto era arrancado. Essa obra era esperada há muito tempo. Agora vai dar pra passar ônibus, moto e carro de aplicativo sem medo”, relata.
Fonte:Agência Brasília