Apresentação no Teatro dos Bancários é fruto do projeto cultural Educar Dançando
Os estudantes da Escola Parque 314/315 Sul protagonizaram um verdadeiro show nesta segunda-feira (9), no Teatro dos Bancários, ao apresentar a peça teatral que teve como inspiração a história A Pequena Sereia. O espetáculo foi resultado do projeto de dança Educar Dançando, que conta com a participação regular de cerca de 80 alunos. A direção geral, criação, concepção, coreografia, roteiro e adaptação ficaram a cargo de Hyurathan Soares. Já na produção estiveram envolvidos os servidores Simone Vieira, Carol Macuxi, Marcela Siqueira e Renato Moraes.
A professora e atual supervisora de atividades pedagógicas da Escola Parque, Amanda Vasconcelos, ressaltou a importância desse trabalho para a formação da subjetividade das crianças e exaltou o teatro e a dança como uma ferramenta poderosa não somente para o desenvolvimento das capacidades cognitivas, comunicativas e sociais dos estudantes, mas também para a melhoria da autoestima e da confiança delas.
“A ideia é realmente trazer para essas crianças, primeiro, a questão da cultura mesmo, de elas estarem dentro de um teatro, de elas estarem se apresentando com o público lotado, e também de elas entenderem que conseguem tudo, elas podem alcançar seus objetivos e realizar quaisquer sonhos que desejarem” destacou Amanda.
“A dança ajuda nossos alunos a se tornarem pessoas mais confiantes, sensíveis e preparadas para trabalhar em equipe”
Rommel Maia, diretor da Escola Parque
Para o diretor da escola, Rommel Maia, a dança não é apenas movimento, mas expressão, disciplina e criatividade. “Ela ajuda nossos alunos a se tornarem pessoas mais confiantes, sensíveis e preparadas para trabalhar em equipe, ao mesmo tempo que valoriza a diversidade e a importância da cultura”, avaliou.
O trabalho cenográfico da peça foi comovente, com figurinos impecáveis que convidaram os familiares a mergulharem na narrativa de A Pequena Sereia e reviverem a nostalgia desse clássico. Além disso, o cenário contou com elementos icônicos do filme, como bolhas de sabão, representando o fundo do mar, baús, a estátua do príncipe e, especialmente, uma chamativa concha posicionada no centro do palco.
O destaque da noite, no entanto, foram os atores e atrizes mirins da Escola Parque, que protagonizaram um belíssimo espetáculo diante dos familiares e foram aplaudidos do início ao fim. Com a casa cheia a apresentação foi assistida pelos familiares, que reagiram com entusiasmo e orgulho da performance artística de excelência desempenhada pelos filhos.
Próximo ano
O diretor Rommel Maia contou que todo ano a peça tem um tema diferente e ao final da apresentação é revelado o tema do próximo ano. Ano que vem, para a euforia das crianças, foi revelado que o tema será A Bela e a Fera.
“Acompanhar o crescimento e a repercussão do projeto de dança em nossa escola é algo que me emociona profundamente como diretor. Desde o início, acreditamos no poder transformador da arte como parte indispensável da formação das crianças”, destacou.
*Com informações da Secretaria de Educação