13 de julho de 2023

Brasília é a 3ª cidade mais ensolarada do mundo

Saiba como isso pode ser prejudicial à visão e como se proteger desse problema

Levantamento feito pela empresa Betway mostra que Brasília é a terceira cidade do mundo que possui dias mais longos e com maior exposição ao sol. Com uma média de 12 horas e 16 minutos de luz por dia durante o ano, a capital federal fica atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Apesar de ser uma boa notícia para as pessoas que amam desfrutar a luz solar, o dado exige certa atenção quando o assunto se volta para a saúde ocular.

 

Já está comprovada a correlação direta entre exposição prolongada aos raios ultravioletas (UV) e a maior incidência de pterígio, catarata, degeneração macular relacionada à idade (DMRI). O pterígio se caracteriza pelo crescimento anormal de tecido na parte branca do olho. Essa afecção, que pode se estender até a córnea e provocar sintomas como vermelhidão, irritação e sensação de corpo estranho no olho. Já a catarata, que ocorre quando o cristalino se torna opaco, pode causar visão embaçada, sensibilidade à luz e dificuldade em enxergar à noite. Para ambas já existem procedimentos cirúrgicos que corrigem o problema.

 

Porém, quando o assunto é Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), os cuidados precisam ser ainda maiores. A doença, que afeta a mácula, região da retina responsável pela visão central, pode resultar em perda gradual da visão central, prejudicando atividades diárias como leitura e reconhecimento de rostos. Embora não haja cura, tratamentos como injeções intraoculares e antioxidantes específicos podem ajudar a retardar sua progressão. “A radiação ultravioleta é um dos fatores de risco para o desenvolvimento dessas condições, sendo assim, fica ainda mais evidente a importância da conscientização dos brasilienses sobre esses problemas e a adoção de medidas preventivas”, afirma o doutor Dr. Renato Braz Dias, especialista em Retina e Vítreo do Hospital de Olhos INOB –empresa do Grupo Opty.

 

O oftalmologista lembra ainda que os efeitos da radiação UV são cumulativos. Ou seja, quanto mais os olhos são expostos aos raios UV, maiores serão os riscos do desenvolvimento de uma doença, com o passar dos anos. Então, utilizar óculos de sol é primordial para tentar evitar essas consequências. O oftalmologista ressalta que, no entanto, o artefato deve ter lentes de boa qualidade, que bloqueie entre 99% e 100% dos raios UVA e UVB, e preferencialmente tenha armação que envolva as laterais dos olhos. “Os óculos devem ser usados até em dias 

boa qualidade, que bloqueie entre 99% e 100% dos raios UVA e UVB, e preferencialmente tenha armação que envolva as laterais dos olhos. “Os óculos devem ser usados até em dias mo um acessório para embelezar o rosto, mas como um objeto essencial para cuidar da saúde ocular”, assegura o Dr. Renato.

 

O alerta coincide com a semana da Saúde Ocular, que visa chamar a atenção para a importância dos cuidados com a saúde dos olhos e pretende mostrar à população os benefícios das medidas preventivas. Orientações do Ministério da Saúde destacam que para garantir uma visão saudável, é necessário prevenir, proteger, preservar e priorizar a saúde dos olhos, por isso planejar uma ida anual ao oftalmologista e fazer check-up periódico é fundamental nesse processo. Exames rotineiros são necessários para que o médico possa diagnosticar e identificar doenças sistêmicas, algumas das quais podem se desenvolver silenciosamente e até levar à cegueira. “Milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de alguma forma de deficiência visual, sendo que a maioria desses casos poderia ser evitada por meio de tratamentos adequados. Desta forma, aumentar a conscientização sobre os problemas de saúde ocular e a importância da prevenção e diagnóstico precoce das doenças que afetam os olhos é a maneira mais segura de garantir a qualidade de vida da população”, conclui o doutor Renato Braz Dias.

 

Sobre o Grupo Opty

O Grupo Opty nasceu em abril de 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas apoiados pelo Pátria Investimentos, que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. O grupo aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. Nesse formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas e concentra seu foco no exercício da medicina.

Atualmente, é o maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando 28 marcas, totalizando 85 unidades, aproximadamente 3000 colaboradores e 1400 médicos oftalmologistas. Além das marcas próprias HOBrasil (BA, DF, RJ e SP) e Centro Oftalmológico Dr. Vis (PE, RJ, SP e SC), fazem parte dos associados: o Hospital Oftalmológico de Brasília (DF), Hospital de Olhos INOB (DF), Hospital de Olhos do Gama (DF), Visão Hospital dos Olhos (DF), Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), Instituto de Olhos Villas (BA), Oftalmoclin (BA), Oftalmodiagnose (BA), Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC), Centro Oftalmológico Jaraguá do Sul (SC), Sadalla.Smart (SC), HCLOE (SP), Visclin Oftalmologia (SP), Eye Center Oftalmologia (RJ), COSC (RJ), Oftalmax Hospital de Olhos (PE), UPO Oftalmologia – Unidade Paulista de Oftalmologia (SP), HMO – Hospital Medicina dos Olhos (SP), Instituto da Visão (SP), Visão Center (PE), Íris Oftalmo (PE), SEOPE (PE) e CEOP – Centro de Olhos do Pará (PA). Visite www.opty.com.br

Fonte:Natália

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat