28 de novembro de 2024

CLDF aprova projeto que garante merenda vegana na rede pública do DF

Proposta do Deputado Ricardo Vale prevê alternativas saudáveis para quem não pode consumir alimentos de origem anima

.
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta quarta-feira (28/11), o projeto de lei do deputado Ricardo Vale que institui a oferta de merenda vegana nas escolas públicas do DF. A iniciativa visa promover uma alimentação mais inclusiva, sustentável e saudável para os estudantes, atendendo tanto às necessidades nutricionais quanto às escolhas alimentares de alunos e suas famílias.
De acordo com o deputado Ricardo Vale, a proposta é um avanço em termos de políticas públicas de alimentação escolar. “Estamos garantindo o direito de escolha e promovendo uma alimentação que respeita tanto questões éticas quanto ambientais. O DF, mais uma vez, lidera em iniciativas que dialogam com os desafios do futuro”, afirmou.
A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) comemorou o avanço da proposta. “A aprovação dessa lei no Distrito Federal é um marco para garantir o respeito às escolhas culturais e éticas das famílias, como previsto na Constituição. Além de ser um avanço para os 14% da população que se identificam como vegetarianos, ela reforça a responsabilidade do Estado em oferecer uma alimentação segura, balanceada e inclusiva para todas as crianças. É um passo importante rumo a um sistema educacional que acolhe a diversidade e promove a saúde”, destacou Mônica Buava, presidente da SVB.
A merenda vegana será incluída de forma progressiva nos cardápios escolares, sempre com acompanhamento nutricional. Além disso, o projeto prevê a realização de campanhas educativas sobre alimentação saudável e sustentabilidade.
Ricardo Vale faz questão de salientar que, quando o projeto for sancionado,  não trará uma obrigação, apenas traz alternativas para quem não consome proteína animal, seja pela liberdade de consciência, como por questões de saúde, como é o caso de alunos com alergias e intolerâncias alimentares. “A questão é respeito e inclusão”, defende.
Com essa aprovação, o DF se junta a outras iniciativas pioneiras em políticas de alimentação escolar que contemplam dietas veganas. O projeto reflete uma demanda crescente por alternativas alimentares éticas e saudáveis. O próximo passo será a sanção do projeto pelo governador e a regulamentação para sua implementação.
Comunicação Ricardo Vale (PT)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat