Itens serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade; iniciativa teve duração de dois meses e visa sensibilizar a sociedade sobre a pobreza menstrual
Criado pela Secretaria de Atendimento à Comunidade (Seac-DF), o projeto Comunidade Solidária mobiliza, desde 2023, voluntários e servidores públicos do Distrito Federal para arrecadar itens essenciais a serem destinados às famílias em situação de vulnerabilidade. A mais recente edição da campanha, que começou em 28 de janeiro e seguiu até 28 de março deste ano, arrecadou 31,2 mil unidades de absorventes higiênicos. Essa é uma das principais iniciativas no combate à pobreza menstrual na capital.

Campanha da Secretaria de Atendimento à Comunidade arrecadou, de 28 de janeiro a 28 de março deste ano, 31,2 mil unidades de absorventes higiênicos | Foto: João Rogério/Seac-DF
A colaboração de servidores de diversos órgãos foi essencial para o sucesso da mobilização. Somente a Emater-DF, por exemplo, entregou mais de sete mil unidades de absorventes no final de março. Em 2023, ano de estreia do projeto, haviam sido arrecadadas cerca de sete mil unidades.
Além de absorventes, a campanha deste ano ampliou o escopo da iniciativa e conseguiu reunir mais de dois mil produtos de higiene bucal e 2,5 mil itens de higiene básica e pessoal. A secretária de Apoio à Comunidade, Clara Roriz, destaca o papel do projeto e seu impacto social.
“A dignidade menstrual é um tema que deve ser lembrado sempre, não apenas no mês da mulher. Infelizmente muitas mulheres ainda sofrem com a falta de absorventes íntimos em seu período menstrual. Na campanha Comunidade Solidária, é gratificante ver servidores homens doando absorventes e quebrando um tabu que ainda existe sobre o tema”, afirma Clara Roriz.
Fonte:Agência Brasília