8 de abril de 2023

Especialistas respondem as principais dúvidas na declaração do Imposto de Renda

Correio reúne as principais dúvidas dos leitores no preenchimento da declaração do Imposto de Renda

Na última semana, a Receita Federal informou que mais de 10 milhões de declarações do Imposto de Renda 2023 já foram entregues, o que ainda representa pouco mais de 25% de todas que devem ser feitas até 31 de maio. A marca foi atingida em menos de três semanas após a abertura do prazo, em 15 de março.

A previsão é que sejam entregues entre 38,5 e 39,5 milhões de declarações neste ano. Quem atrasar o envio do documento paga uma multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a até 20% do imposto devido no ano. Há ainda outras penalidades, como cancelamento de CPF e até prisão.

O estado de São Paulo lidera a lista de declarações enviadas, com 3,07 milhões, seguido por Minas Gerais (881 mil) e Rio de Janeiro (863 mil). Segundo a Receita, 22% das declarações adotaram o formato pré-preenchido, o que dá prioridade ao contribuinte na restituição.

O programa do IR está disponível para download desde 9 de março. A Receita Federal recebe as declarações por 20 horas diárias, com pausa entre 1h e 5h para manutenção dos sistemas. A declaração pode ser feita pelo computador, tablet, celular e também on-line.

Imposto de renda 2023
Imposto de renda 2023(foto: Pacífico)

Para esclarecer as principais dúvidas que os contribuintes se deparam ao acertar as contas com o Leão, o Correio Braziliense convidou os especialistas Rogério Fedele, advogado pós-graduado em direito tributário pela FGV-SP, e Ana Carolina Monguilod, mestre em Direito Tributário Internacional pela Universidade de Leiden (Holanda), para ajudar o leitor a não passar por apertos na hora de declarar o IR.

Atendimento pelo Chat

Na última quarta-feira, a Receita Federal publicou, no Diário Oficial da União, a portaria SRRF01 nº 290, sobre os horários de atendimento dos serviços prestados via Chat RFB na 1ª Região Fiscal (RF01). A circunscrição compreende o Distrito Federal e os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins.

O atendimento pelo chat é um dos serviços on-line oferecidos pela Receita Federal para ajudar o contribuinte a ficar com a situação fiscal em dia. Segundo a instituição, o Chat RFB é autenticado e seguro.

Com a nova portaria, a maior alteração ficou por parte dos serviços “Obter cópia de declaração”, “Regularizar cadastro de pessoa jurídica (CNPJ)”, “Regularizar débitos de obra (Sero)” e “Regularizar débitos do Empregador Doméstico (eSocial)”. Essas demandas ficaram restritas ao atendimento no período matutino.

Mais informações sobre a portaria em https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2023/abril/publicada-nova-portaria-que-altera-os-horarios-dos-servicos-prestados-via-chat-rfb-na-1a-regiao-fiscal-df-go-ms-mt-e-to

*Estagiário sob a supervisão de Carlos Alexandre de Souza

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