Festejos em todos os fins de semana do mês contarão com atividades cívicas, esportivas, sociais, culturais e de saúde; solenidade de abertura acontecerá no sábado (5)
Arniqueira, a 33ª Região Administrativa do Distrito Federal, criada pelo Projeto de Lei nº 594/2019 e sancionado em 1º de outubro do mesmo ano, já está com toda sua estrutura preparada para as atividades que ocorrerão na cidade em comemoração ao seu 5º aniversário. As celebrações começam no próximo sábado (5) e se estenderão por todos os finais de semana do mês de outubro.
“A comunidade de Arniqueira merece comemorar a cada ano o aniversário da nossa cidade. Afinal de contas, hoje somos uma cidade independente, uma RA. Isto deve ser lembrado para sempre. Há pouco tempo, éramos um mero bairro. Hoje, pleiteamos nossas políticas públicas diretamente com o governo”
Telma Rufino, administradora regional de Arniqueira
A administradora regional, Telma Rufino, participou diretamente da definição da programação, que contará com diversas iniciativas cívicas, esportivas, sociais, culturais e de saúde. “A comunidade de Arniqueira merece comemorar a cada ano o aniversário da nossa cidade. Afinal de contas, hoje somos uma cidade independente, uma RA. Isto deve ser lembrado para sempre. Há pouco tempo, éramos um mero bairro. Hoje, pleiteamos nossas políticas públicas diretamente com o governo”, relembra Telma Rufino.
A solenidade de abertura acontecerá no sábado (5), a partir das 8h, na Avenida Brasília (Areal), com a saudação da administradora regional, ao lado de autoridades do governo e convidados. Logo após, terá início um belíssimo desfile cívico com a participação dos alunos das escolas públicas e particulares de Arniqueira, apresentando o tema “Inclusão”.
O desfile será conduzido pela banda dos alunos do ensino médio da Escola Vitória Régia, seguida pelos alunos do Centro de Ensino Fundamental Vila Areal, do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC Areal), Colégio Delta Areal, Centro de Ensino Infantil de Águas Claras (CEIAC), Escola Carinha de Anjo e Escola Classe Arniqueira, somando cerca de 280 alunos. Em seguida, haverá o desfile da banda da Polícia Militar do Distrito Federal, seguido pelos veículos militares do Corpo de Bombeiros.
Com cinco metros de comprimento, o corte do bolo será acompanhado pelo tradicional “Parabéns para Você”, tornando o momento ainda mais especial. O bolo, preparado pelas panificadoras da cidade, será distribuído para todos os presentes.
A comemoração do aniversário da cidade se estenderá até o dia 26 de outubro, encerrando-se com a celebração do Outubro Rosa, por meio do evento “Dia Delas”, e uma grande Feira de Artesanato. Diversos artesãos e artesãs irão expor seus produtos e trabalhos manuais em técnicas como cerâmica, madeira, fios, capim, palha, metal, rendas, bordados, entre outros.
As crianças também terão uma programação especial no dia 19 de outubro, com brinquedos infláveis e diversas brincadeiras. A festança acontecerá no Parque Ecológico do Areal, a partir das 8h.
Os amantes da corrida de rua também têm uma data garantida: a 5ª Corrida de Arniqueira, que será realizada no Parque Ecológico do Areal, a partir das 7h. As inscrições podem ser feitas diretamente no formulário disponível no site da Administração Regional de Arniqueira, no link 5ªcorridaArniqueira.
Histórico
Arniqueira, que antes era uma área rural com poucos habitantes, transformou-se ao longo dos anos. Na última terça-feira (1º), a cidade comemorou seu 5º aniversário como Região Administrativa (RA).
Com uma área de 1,3 mil hectares, Arniqueira abriga aproximadamente 47 mil habitantes, segundo a Pesquisa Distrital de Amostra de Domicílios (PDAD-2021) do Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF). No entanto, estima-se que a região já tenha quase de 60 mil moradores, devido ao rápido crescimento nos últimos três anos.
No início dos anos 1990, a área, que era composta por um conjunto de chácaras, cresceu de forma desordenada, recebendo mais atenção a partir da primeira gestão do governador Ibaneis Rocha, quando a localidade foi transformada em Região Administrativa.
A poligonal da 33ª RA do Distrito Federal abrange o antigo Areal (exceto as quadras QS 1, 3 e 5, que permanecem na região de Taguatinga), a Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) e o Setor Habitacional de Arniqueira (SHA).
Equipamentos públicos
Diversas obras de infraestrutura foram concluídas ou estão em execução na cidade. Isso inclui a abertura do Restaurante Comunitário, que funciona sete dias por semana, servindo em média quase três mil refeições diárias. Além disso, foi inaugurada a via de ligação entre a ADE e a DF-079 (EPVP do Park Way), facilitando o acesso para milhares de moradores da região.
A reforma de quadras poliesportivas, parquinhos, pontos de encontro comunitários (PECs), construção de calçadas, manutenção asfáltica, instalação de bocas de lobo e sinalizações seguem em ritmo acelerado, contemplando toda a região administrativa.
Os comerciantes e trabalhadores da Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) também serão beneficiados com a inauguração, em breve, do viaduto na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), obra que dará mais fluidez e aliviará o trânsito da região.
A Escola de Ensino Médio e Fundamental de Arniqueira é uma grande conquista da população e, em breve, será inaugurada para receber quase mil alunos, sendo uma das melhores escolas do Distrito Federal.
Nos últimos três meses, Arniqueira ganhou seis quilômetros de calçadas e, atualmente, está em curso a recuperação asfáltica de toda a Avenida Principal. A construção de um importante ponto na rede de galerias pluviais no SHA Conjunto 5/6 (Rua da Mansão Imperial) já foi finalizada e, agora, as obras se concentram em um ponto crítico na Avenida Vereda da Cruz. Outro ponto que será beneficiado está localizado na descida do Mirante. Essas obras são pontuais e visam evitar constantes alagamentos e erosões durante a época de chuvas.
A cidade também ganhará um trecho viário de 1,2 km, denominado binário, que dará continuidade à Avenida Vereda da Cruz, margeando o conhecido Linhão de Furnas até o balão da Avenida Águas Claras. Esse trecho é de extrema importância para evitar que os motoristas transitem pelo interior do SHA, Conjunto 06, minimizando os constantes engarrafamentos causados por caminhões de carga e descarga do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e ônibus, no embarque e desembarque de passageiros. O novo trajeto beneficiará milhares de moradores de Águas Claras, Vereda da Cruz, Park Way e Taguatinga Sul.
*Com informações da Administração Regional de Arniqueira