Os 5,3 km da obra também estão em fase de drenagem e ciclofaixa; coordenada pelo DER-DF, intervenção teve investimento de R$ 12 milhões e gerou 70 empregos, beneficiando 30 mil motoristas diariamente
A obra da duplicação da rodovia DF-250 está quase finalizada. A terraplanagem e a pavimentação do trecho de 5,3 km foram concluídas e, agora, ocorre a instalação das sinalizações vertical e horizontal, meios-fios, drenagem e ciclofaixa. O trecho localiza-se entre a Estrada Parque Contorno (DF-001) e a Estrada Parque Tamanduá (DF-015), indo até o acesso ao Núcleo Rural de Sobradinho dos Melos.
Coordenada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), a intervenção viária mobilizou R$ 12.157.549,20, gerou 70 empregos e deve beneficiar cerca de 30 mil motoristas que circulam pelo local diariamente. O primeiro trecho da obra, com extensão de 3,3 km, foi liberado em 23 de setembro. A entrega do restante da pista está prevista para ocorrer até a segunda semana de novembro.
“Todos os condomínios ficavam prejudicados com a execução de só uma pista de rolamento. As pessoas gastavam até 40 minutos para fazer um percurso de cinco quilômetros até o Paranoá”Fauzi Nacfur, presidente do DER-DF
Nesta segunda-feira (31), estavam sendo pintadas as novas faixas de pedestre, próximo às paradas de ônibus – serão dez sinalizações do tipo no trecho duplicado – e instalados os novos meios-fios. Também já foi iniciada a pavimentação da ciclofaixa, que terá 2,4 km de extensão. A implantação de iluminação pública ainda não começou a ser realizada, mas já foi solicitada à CEB – serão dez postes com luminárias LED.
Segundo o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur, a construção visa aumentar a mobilidade e segurança à população. “Todos os condomínios ficavam prejudicados com a execução de só uma pista de rolamento. As pessoas gastavam até 40 minutos para fazer um percurso de cinco quilômetros até o Paranoá”, afirma.
Nacfur ressalta ainda que a duplicação, junto à obra do viaduto Itapoã/Paranoá e outras intervenções viárias, será fundamental para a eliminação completa de engarrafamentos. “É uma forma de resolver de vez a vida das pessoas, não só de veículos de passeio, mas também do transporte coletivo, valorizando a mobilidade sustentável”, completa o gestor.
A obra era uma demanda antiga. Antes, os veículos precisavam dividir uma pista de mão dupla, o que gerava muitos acidentes. “Era uma pista perigosa, com registro de muitos atropelamentos. A duplicação traz mais tranquilidade e segurança, diminuindo os acidentes no trânsito”, avalia o administrador do Itapoã, Raimundo Paes.
“Quando priorizamos a mobilidade urbana, melhoramos a qualidade de vida das pessoas porque elas não precisam ficar em um trânsito pesado para chegar ao local de trabalho ou voltar para casa”, diz Paes.
O administrador do Paranoá, Júnior Carvalho, explica que a obra atende toda a região rural de Planaltina e do Paranoá e toda a área urbana do Itapoã e Paranoá, que, segundo ele, somam juntas cerca de 300 mil moradores. “É uma obra de relevante interesse coletivo”, frisa.
Segundo o comerciante Givanildo Firmino, proprietário de um quiosque próximo à DF-250, o tempo de espera em engarrafamentos diminuiu drasticamente já com a liberação do primeiro trecho. Com a entrega da pista completa, a melhoria deve ser ainda maior.
“Tenho certeza que nossas vidas devem mudar, com mais gente passando pelas lojas, chegando em casa mais cedo. Antes, tinha muito engarrafamento nos horários de pico, os carros ficavam parados mais ou menos três horas por dia, pela manhã e no final da tarde”, pontua.
O síndico José Nicodemos, responsável pela gestão de um condomínio próximo à DF-250, acrescenta que a cidade deve ficar mais organizada, valorizando economicamente comércios e imóveis da região. “Tinha gente passando, carro, carroça, tudo muito apertado. E agora teremos uma verdadeira transformação, estamos muito felizes”, finaliza.
Fonte:Agência Brasília