Chico Vigilante, primeiro presidente da CUT no DF, presidirá a homenagem no plenário da Casa às 19h
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) completou, no último dia 28 de agosto, quatro décadas de existência. Em homenagem à trajetória da entidade, a Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza sessão solene nesta segunda-feira (4), a partir das 19h, no plenário da Casa.
A solenidade foi proposta e será comandada pelo deputado Chico Vigilante (PT), que foi o primeiro presidente da CUT no DF. “Existem datas que precisam ser comemoradas, e a fundação da CUT é uma delas. É importante que essa celebração seja realizada em um espaço onde os trabalhadores não penetravam antes e agora podem, graças a sua própria mobilização”, explica o distrital.
Maior central sindical da América Latina, a CUT está presente em todas as unidades federativas do Brasil e representa cerca de 24 milhões de trabalhadoras e trabalhadores. Os 40 anos da entidade têm sido celebrados em todo o País.
Na última semana, em festividade no Conic, onde fica a sede da organização em Brasília, o presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues, lembrou o engajamento da Central na defesa da democracia e na luta por direitos trabalhistas. “A CUT é resultado da insistência da classe trabalhadora brasileira em ter direitos, democracia e justiça social. Chegamos aos 40 anos querendo muitos outros”, apontou.
Denise Caputo – Agência CLDF
Foto: Divulgação/CUT