Iniciativa da Secti-DF e Senai-DF busca promover a inclusão no mercado de trabalho e a formação de mão de obra para mulheres em situação de vulnerabilidade
Com o intuito de incentivar a empregabilidade e estimular a formação de mão-de-obra em áreas tecnológicas, uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF) e o Sistema Nacional de Aprendizagem do Distrito Federal (Senai-DF) está oferecendo vagas em cursos de qualificação profissional para mulheres, em especial para aquelas em situação de vulnerabilidade.
“O estímulo à formação de mão de obra e à capacitação profissional em áreas tecnológicas tem como objetivo promover a inclusão no mercado de trabalho e representa uma oportunidade de mudança de vida e de perspectiva. Por essa razão, acreditamos que a tecnologia e a inovação são importantes aliados no combate à violência doméstica”, ressalta o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Amaral.
“O estímulo à formação de mão de obra e à capacitação profissional em áreas tecnológicas tem como objetivo promover a inclusão no mercado de trabalho e representa uma oportunidade de mudança de vida e de perspectiva. Por essa razão, acreditamos que a tecnologia e a inovação são importantes aliados no combate à violência doméstica”Gustavo Amaral, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação
Segundo o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, a iniciativa converge com o aumento da participação de mulheres em setores como o da construção civil e da tecnologia. “Formar turmas exclusivamente para mulheres não deveria ser uma necessidade, porém a realidade nos mostra que sim. Esta é uma ação que traz retorno direto na redução da desigualdade de gênero, especialmente em setores que culturalmente têm uma predominância masculina na força de trabalho, como os da construção e o de tecnologia. A indústria registra aumento da participação de mulheres no quadro de empregados e cabe ao Senai contribuir nesta política afirmativa e fortalecer a formação profissional feminina para dar apoio a essa mudança estrutural do mundo do trabalho”, afirma.
Serão oferecidas vagas nos seguintes cursos: Administrador de Banco de Dados, Adobe Illustrator para Design de Moda, Modelagem Computadorizada – Audaces, Desenvolvedor Front-End, Eletricista de Sistemas Fotovoltaicos – Energia Solar, Informática Básica, Desenhista Técnico de Edificações em Modelagem BIM, Gestão de Projetos com Scrum, Excel Básico e Excel Intermediário.
Para fazer a inscrição, é necessário acessar o formulário disponível neste link, inserir as informações e aguardar o preenchimento da turma para o início das aulas. A classificação dos inscritos obedece a ordem de inscrição e quantidade de vagas ofertadas no curso escolhido. Todos os cursos são gratuitos e oferecem certificado.
*Com informações da Secti-DF