Metrô funcionará, mas frota de ônibus será reduzida. Saúde manterá atendimentos emergenciais.
O feriado distrital do Dia do Evangélico, comemorado hoje, vai alterar serviços de órgãos públicos na capital federal. Postos do Na Hora, e unidades do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), além dos 14 restaurantes comunitários, terão as atividades suspensas, devido ao ponto facultativo.
A data está entre os 11 feriados previstos para este ano e é a última do DF antes das festas de fim de ano. Os servidores públicos de órgãos e autarquias que funcionarão durante os recessos de Natal e ano-novo estão com os calendários definidos. O cronograma ficou dividido em dois grupos, valendo dos períodos de 21 a 24 de dezembro e de 28 a 31 de dezembro.
Para os brasilienses que pretendem aproveitar a data em locais ao ar livre e sem aglomerações, as opções incluem os parques ecológicos administrados pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) ou o Jardim Zoológico de Brasília. Vale lembrar que as medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus ainda estão vigentes no Distrito Federal. A população deve manter o uso de máscaras, álcool em gel e se atentar às normas de distanciamento social.
Espaços culturais, como o Museu Nacional da República, o Memorial dos Povos Indígenas, o Centro Cultural Três Poderes e o Museu Vivo da História Candanga, não abrirão.
O que abre e o que fecha
LAZER
Jardim Botânico de Brasília: fechado.
Parques: todos estarão abertos.
Zoológico: das 9h às 17h; ingressos por R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada).
TRANSPORTE
Metrô: funciona normalmente, das 5h30 às 23h30.
Ônibus: operam com a tabela de sábado. Linhas, horários e itinerários disponíveis em dfnoponto.semob.df.gov.br.
SAÚDE
Atendimento ambulatorial: Unidades Básicas de Saúde (UBS), policlínicas, Farmácias de Alto Custo e ambulatórios de hospitais fechados.
Atendimento emergencial: todas as emergências de hospitais regionais e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também funciona de forma ininterrupta, pelo telefone 192.
Atendimento social: os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) tipo 1, 2 e AD (álcool e outras drogas) estarão fechados; as exceções são os Caps tipo 3, voltados ao atendimento de retaguarda e à articulação em rede, que funcionam 24 horas por dia.
Hemocentro de Brasília: fechado.
SEGURANÇA PÚBLICA
Assistência social: as seis unidades de acolhimento, além dos dois alojamentos provisórios do Autódromo Nelson Piquet e de Ceilândia, funcionarão normalmente.
Bombeiros: atuarão em regime de escala e ininterruptamente.
Polícia Militar: atuará em regime de escala e ininterruptamente.
Polícia Civil: atendimento presencial nas 30 delegacias e o virtual, na Delegacia Eletrônica, ocorre em regime de plantão ininterrupto; o mesmo vale para as duas unidades de atendimento à mulher (Deams) e para as duas as voltadas a crianças e adolescentes (DCAs).
SERVIÇOS
Caesb: não haverá expediente, apenas equipes de manutenção em regime de plantão; é possível contar com atendimento remoto, pelo site, aplicativo ou pelo telefone 115.
CEB: equipes de emergência e teleatendimento (pelo telefone 116) funcionarão em escala normal de trabalho — 24 horas por dia, sete dias por semana; os clientes também poderão buscar atendimento pelo site e aplicativo da empresa.
Novacap: estará fechada para atendimento ao público; aberta apenas serviços emergenciais, em regime de plantão.
Na Hora: postos estarão fechados
Agências do Trabalhador: fechadas.
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT): aberto.
COMÉRCIO
Lojas de rua: estão autorizadas a abrir.
SHOPPINGS
Conjunto Nacional: abrirá normalmente, das 9h às 22h.
Iguatemi: das 14h às 20h (lojas) e das 11h às 22h (alimentação).
JK Shopping: das 14h às 20h (lojas) e das 12h às 22h (alimentação).
Park Shopping: das 14h às 20h (lojas) e das 12h às 22h (alimentação).
Pátio Brasil: abrirá normalmente, com lojas e praça de alimentação funcionando das 10h às 22h.
Taguatinga Shopping: das 14h às 20h (lojas) e das 12h às 22h (alimentação).
TRÂNSITO
Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF): não haverá atendimento presencial no setor de multas e penalidades, na sede do órgão. Operações de reversão de sentido nos horários de pico nas vias DF-003, DF-095, BR-070 e DF-079 ocorrerão normalmente; Eixo Rodoviário estará aberto ao tráfego de veículos normalmente; faixa exclusiva da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) permanecerá reservada para ônibus, táxis, escolares e carros oficiais.
Departamento de Trânsito (Detran-DF): não haverá atendimento ao público nas agências da autarquia; ações de educação, fiscalização e engenharia funcionarão em regime de escala; atendimentos nos postos voltam a ocorrer amanhã, das 8h às 18h, com vistorias a partir das 7h, por agendamento.Fonte:correiobraziliense.