Empresário terá de comprovar que foi afetado pelas obras do túnel de Taguatinga. Medida não é válida para bancos
O governador Ibaneis Rocha determinou que empresas localizadas no centro de Taguatinga poderão pagar o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e a Taxa de Limpeza Pública (TLP) referentes a 2021 e 2022 apenas a partir de março de 2023. A medida foi anunciada na semana passada e publicada no Diário Oficial (DODF) nesta segunda-feira (13).
A prorrogação é uma forma de mitigar os impactos econômicos e financeiros causados pela execução das obras de construção do Túnel Rodoviário de Taguatinga, agravados pela pandemia de covid-19. Os empresários também vão poder optar por dividir os impostos em até 24 vezes, desde que o valor de cada parcela não seja menor que R$ 50. A medida não é válida para bancos e demais empresas que executem atividades financeiras.
Para usufruir do benefício, o empresário terá de comprovar que foi afetado pelas obras. Para isso, deve ser solicitada uma declaração para a Administração Regional de Taguatinga. Com este documento em mãos, o interessado deve entregá-lo à Subsecretaria da Receita do DF.
Túnel de Taguatinga
As obras do túnel de Taguatinga estão 45% executadas e estão na fase de concretagem da laje, ou seja, o preenchimento do teto do túnel com brita, areia, cimento e outros materiais em um metro de espessura. Com previsão de entrega para 2022, a passagem subterrânea fará uma ligação para motoristas que trafegam no sentido Ceilândia, pela Avenida Elmo Serejo, além de oferecer uma via alternativa pela superfície para o centro de Taguatinga. Isso vai evitar a retenção de veículos nos semáforos do centro da cidade.
Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão entrar pelo túnel e sair na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Do outro lado, aqueles que chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão pelo túnel até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu.
Vias marginais darão acesso às avenidas Comercial Sul e Norte e Samdu Sul e Norte. A passagem subterrânea terá 1.010 metros de extensão e vai contar com duas vias paralelas, cada uma com três pistas de rolagem em cada sentido.
Fonte:jornaldebrasilia.