Estruturas serão erguidas junto aos hospitais regionais de Santa Maria e Gama e no ginásio Nilson Nelson
A Novacap retomará a licitação para contratação de empresa que vai montar a estrutura dos três hospitais de campanha recentemente prometidos pelo governador Ibaneis Rocha. A decisão consta no Diário Oficial (DODF) desta terça-feira (16).
A licitação ocorrerá na próxima segunda-feira (22), às 9h. Será escolhida a empresa que oferecer o menor preço. A contratada ficará responsável por erguer as unidades nos hospitais regionais de Gama e Santa Maria e no ginásio Nilson Nelson. Cada hospital terá 100 leitos de UTI com suporte ventilatório pulmonar, específico para pacientes com covid-19.
Além de elaborar os projetos de montagem, a empresa selecionada também ficará responsável pela desmontagem das estruturas.
O edital na íntegra pode ser acessado no site Licitações-E e no portal da Novacap.
Colapso
O Distrito Federal passa por colapso na saúde. Hospitais públicos e privados estão com quase todos os leitos de UTI para covid ocupados. O boletim de 7h15 da Secretaria de Saúde mostra que há 317 pessoas aguardando uma vaga. Desta forma, os 300 leitos dos três hospitais de campanha devem amenizar o problema quase que por completo, desde que fiquem prontos a tempo.
Quanto à vacinação, o ritmo ainda é lento devido às poucas doses recebidas do Ministério da Saúde. Atualmente, o DF tem 169.916 pessoas vacinadas, para uma população de mais de 3 milhões. Nas últimas 24 horas,197 cidadãos receberam a primeira dose, e 329 a segunda.
Só podem ser vacinados atualmente idosos com 74 anos ou mais; profissionais da linha de frente do combate à covid-19; indígenas; idosos e PCDs que vivem em instituições de longa permanência; e cuidadores destas pessoas que vivem nestas casas.Fonte:jornaldebrasilia